O Eclipse Lunar poderá ser visto no Brasil
O espetáculo poderá ser visto a olho nu por volta das 3 horas da madrugada do dia 15 de abril
Na madrugada de hoje para amanhã (15), os amantes da lua terão a oportunidade de acompanhar o eclipse total da lua no Brasil. O fenômeno que poderá ser visto em todo Brasil será melhor percebido na fase final, da região do Oeste do país. O eclipse vai começar às 3h, horário de Brasília, quando a Lua já está no lado poente.
Eclipse total da Lua / Foto: divulgação Agência Brasil |
Nesta madrugada a Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. O momento máximo deve acontecer por volta das 4h45 porém, em algumas regiões não será possível acompanhar o final do fenômeno já que em algumas regiões no caso do Rio de Janeiro, o dia vai estar clareando.
O Oeste do continente será privilegiado, no caso, os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia. As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno. A Lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra durante 78 minutos, no caso o chamado eclipse total.
De acordo com o astrônomo e pesquisador do Observatório Nacional, Jair Barroso, o nosso satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte e apresentará uma tonalidade avermelhada. “Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura”, explica o astrônomo do Observatório Nacional. Pela coloração alaranjada da lua o fenômeno foi apelidado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.
Marte em destaque
Quem ficar acordado para ver o eclipse pode procurar Marte no céu. O planeta é quase sempre visível a olho nu da Terra, mas durante seu período de oposição ele se torna mais brilhante e fácil de identificar. Confome o astrofísico da Universidade Federal de São Carlos, Gustavo Rojas, Marte esteve em oposição no dia 8 de abril, mas é possível observá-lo antes e depois dessa data. Ele estará visível perto da Lua durante o eclipse, como uma esfera de cor vermelha intensa", afirma o astrofísico.
Trasmissão Online
A agência espacial americana, a Nasa, fará cobertura do evento pelo seu site
e redes sociais. Os usuários poderão acompanhar a cobertura a partir
das 3h. O evento terá duração de três horas. O pico do eclipse, quando a
Lua entra na sombra da Terra, vai acontecer às 4h45. A fanpage Ciência e Astronomia também irá transmitir ao vivo o eclipse total lunar a partir da meia noite, horário de Brasília. Mais informações podem ser adquiridas no evento criado para o fenômeno ou no site http://cienciaeastronomia.com
Veja Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário