sexta-feira, 7 de março de 2014


 Pré-candidatos à presidência investem na presença online

Os pré-candidatos à presidência apostam em mídia digital para aproximação do seu eleitorado


Mesmo com a certa distância da data limite para os registros dos candidatos à presidência e o início da propaganda eleitoral no dia 06 julho, os possíveis sucessores da Dilma, além da mesma, marcam presença em mídias digitais.

Imagem: Reprodução/ Folha política
Na rede, encontramos o perfil oficial dos pré-candidatos ao cargo de presidente e vice-presidente, são eles: Aécio Neves, Marina Silva, Randolfe Rodrigues, Luciana Genro e Eduardo Campos. Eduardo Campos que teve a sua atenção chamada pelo TSE por um possível perfil que remetia a propaganda eleitoral antecipada.

A atual presidente Dilma Rousseff, já era conhecida nas redes sociais mesmo sem estar presente oficialmente. O perfil fake e humorístico da presidente, “Dilma Bolada”, criado pelo publicitário Jeferson Monteiro, já era famoso antes do surgimento da página oficial. Após a volta da presidente no Twitter e a criação da sua conta oficial no Facebook, ambos aumentaram sua popularidade.

Saiba mais

Em 2010, em sua primeira eleição, Dilma ficou marcada pelo seu esforço em se aproximar dos jovens. A saudação “Oi, internautas”, em seu primeiro programa na internet, serviu de munição para os adversários da petista, de colocar um rótulo de artificial, sem personalidade na presidente. Em 2013, o governo de Dilma investiu fortemente em recursos, surgindo diversas plataformas como: Blog do Planalto no Twitter, Portal Brasil, Portal de Transparência, entre outros.

Mídia digital e eleições à Presidência
A eleição de 2014 começa a se desenhar como o primeiro ano em que a internet terá papel central na campanha presidencial. Dependendo do modo que é utilizado o Facebook e o Twitter, ambos não são considerados uma forma oficial de campanha. Logo essa é aposta dos marqueteiros, para se aproximar do eleitor jovem é explorar a intimidade dos pré-candidatos na rede.

Pesquisa
Pesquisa feita pela consultoria Bites a pedido do GLOBO no Facebook e no Twitter de Eduardo Campos, Marina Silva, Aécio Neves e Dilma Rousseff mostra que, a sete meses das eleições, os três líderes da oposição exibem a intimidade na rede para fidelizar o internauta, já que contam com pouco tempo de TV e são menos conhecidos. Saiba mais sobre o resultado da pesquisa.

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