Pré-candidatos à presidência investem na presença online
Os pré-candidatos à presidência apostam em mídia digital para aproximação do seu eleitorado
Mesmo
com a certa distância da data limite para os registros dos candidatos à
presidência e o início da propaganda eleitoral no dia 06 julho, os possíveis
sucessores da Dilma, além da mesma, marcam presença em mídias digitais.
Imagem: Reprodução/ Folha política |
Na
rede, encontramos o perfil oficial dos pré-candidatos ao cargo de presidente e
vice-presidente, são eles: Aécio Neves, Marina Silva, Randolfe Rodrigues, Luciana Genro e Eduardo
Campos. Eduardo Campos que teve a sua atenção chamada pelo TSE por um possível
perfil que remetia a propaganda eleitoral antecipada.
A
atual presidente Dilma Rousseff, já era conhecida nas redes sociais mesmo sem
estar presente oficialmente. O perfil fake e humorístico da presidente, “Dilma Bolada”, criado pelo publicitário Jeferson Monteiro, já era famoso antes do
surgimento da página oficial. Após a volta da presidente no Twitter e a criação
da sua conta oficial no Facebook, ambos aumentaram sua popularidade.
Saiba mais
Em
2010, em sua primeira eleição, Dilma ficou marcada pelo seu esforço em se
aproximar dos jovens. A saudação “Oi, internautas”, em seu primeiro programa na
internet, serviu de munição para os adversários da petista, de colocar um
rótulo de artificial, sem personalidade na presidente. Em 2013, o governo de
Dilma investiu fortemente em recursos, surgindo diversas plataformas como: Blog do Planalto no Twitter, Portal Brasil, Portal de Transparência, entre outros.
Mídia digital e eleições à Presidência
A eleição
de 2014 começa a se desenhar como o primeiro ano em que a internet terá papel
central na campanha presidencial. Dependendo do modo que é utilizado o Facebook
e o Twitter, ambos não são considerados uma forma oficial de
campanha. Logo essa é aposta dos marqueteiros, para se aproximar do eleitor
jovem é explorar a intimidade dos pré-candidatos na rede.
Pesquisa
Pesquisa feita pela consultoria Bites a pedido do
GLOBO no Facebook e no Twitter de Eduardo Campos, Marina Silva, Aécio Neves e
Dilma Rousseff mostra que, a sete meses das eleições, os três líderes da
oposição exibem a intimidade na rede para fidelizar o internauta, já que contam
com pouco tempo de TV e são menos conhecidos. Saiba mais sobre o resultado da pesquisa.
Veja também
Nenhum comentário:
Postar um comentário